Opinião

Perguntas eleitorais

7 set 2017 00:00

Se tivesse de entregar o negócio da família a um candidato a quem seria? Se tivesse de entregar o destino da família a um candidato, a quem seria? Quase nunca nos damos ao verdadeiro trabalho de conhecer os candidatos porque – lá está – dá trabalho.

Nas próximas eleições vote com a cabeça. Tenha trabalho. Pesquise. Esqueça a propaganda eleitoral. Lembre-se que este é um casamento para os próximos quatro anos e que os candidatos pagam a especialistas para lhe dizer o que mais vai gostar de ouvir, tal como os noivos pagam a quem os faz parecer melhor nas fotografias.

Mesmo que não seja totalmente verdade. Mesmo que seja só um jogo de imagens e palavras. Para nós é a vida da cidade. Na cidade. Para os candidatos é o emprego. Para alguns é a tentativa de realizar um projecto no qual acreditam.

Para outros é só uma forma de manter padrões de vida. Os deles. Saber onde votar dá trabalho. É preciso escrutinar. Ler nas entrelinhas. Acompanhar a guerrilha político-partidária. Medir continuamente a distância entre as promessas e a capacidade de cumprir promessas.

Mas antes de tudo isto está a capacidade de estar do lado das pessoas, das pessoas todas. Da terra. Dos candidatos a quem não se reconhece proximidade da realidade – das realidades – não pode esperar-se capacidade de gerir a realidade.

 Se tivesse de entregar o negócio da família a um candidato a quem seria? Se tivesse de entregar o destino da família a um candidato, a quem seria? Quase nunca nos damos ao verdadeiro trabalho de conhecer os candidatos porque – lá está – dá

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ