Sociedade

Patrícia Ervilha: "Os homens e as mulheres leirienses, como eu, são aldeãos e aldeãs, mesmo vestidos de urbe"

17 dez 2017 00:00

Escrita, formação, sociologia e política na Impressão Digital desta semana.

patricia-ervilha-os-homens-e-as-mulheres-leirienses-como-eu-sao-aldeaos-e-aldeas-mesmo-vestidos-de-urbe-7813

Dão-lhe 1 milhão de euros para um projecto de voluntariado: onde é que os aplica?
Um milhão de euros torrava na contratação da melhor agência de marketing que criasse a campanha mais fantástica contra todas as formas de discriminação e violência. A educação é a base de tudo.

O voluntariado não é demasiado importante para ser deixado aos voluntários?
Pode até ser mas enquanto o trabalho social ou a economia social ou o terceiro sector for secundário, temos que deixar os voluntários trabalhar. Os bombeiros são voluntários e fazem um trabalho brilhante. 

A luta anti-pobreza é uma luta com rede ou sem rede?
Só pode ser com rede. A pobreza só se pode combater com sentimento comunitário. A comunidade é a maior rede social. Não tenho dúvida que aí regressaremos um dia. Talvez numa próxima geração.

Alguém que a inspira.
Algumas pessoas. Mas vou escolher o Woody Allen porque quando preciso de inspiração na alma, uso e abuso. Para acabar de vez com a cultura é dos melhores antidepressivos no mercado. No ecrã, as Faces de Harry.

Recebe outro milhão de euros, desta vez para investigar em Leiria: que tema escolhe?
Ui! Isso agora… corrupção? Abuso de poder? Em Leiria ou em qualquer outro lado. Um milhão de euros por mais e melhor justiça. Por uma Leiria mais humana e mais verde. Ou então implodia aquele edifício fantástico que nasce junto ao miradouro.

Enquanto pessoa formada em Sociologia e Psicologia Social, como é que define o homo (e a mulher leiriensis? 
Eu não ando na fase mais politicamente correcta. Leiria é uma aldeia. Os homens e as mulheres leirienses, como eu, são isso mesmo, aldeãos e aldeãs, mesmo vestidos de urbe. Não significa que não existam alguns bons exemplares da espécie mas são poucos. Sim, é uma afirmação pretensiosa mas… Agora mais a sério, não consigo colocar “os homens” ou “as mulheres” num s&oacu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ