Sociedade

Parlamento recomenda ao Governo que acabe com portagens na A19

19 jul 2019 00:00

A Assembleia da República aprovou, esta manhã, uma recomendação ao Governo para eliminar portagens na A19 na Batalha.

parlamento-recomenda-ao-governo-que-acabe-com-portagens-na-a19-10487

O projecto do partido Os Verdes (PEV) que recomenda ao Governo a eliminação das portagens da A19, para diminuir o tráfego junto ao Mosteiro da Batalha, foi hoje aprovado no Parlamento.

Segundo a agência Lusa, a proposta de resolução, apresentada pelo partido “Os verdes” (PEV), foi aprovada com votos favoráveis do PEV, PCP, Bloco de Esquerda, PSD e PAN, tendo tido votos contra do PS e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira e abstenção do CDS-PP.

O documento recomenda ao Governo que "tome as medidas necessárias com vista à eliminação de portagens na A19, no troço da variante da Batalha, por forma a diminuir o tráfego junto ao Mosteiro da Batalha", classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O monumento "tem um sentido histórico muito forte, porque é uma marca da independência e da afirmação e legitimidade do País face a Castela, na crise de 1383-1385, que importa preservar como memória da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de Agosto de 1385".

O PEV salienta que este é o terceiro monumento "mais visitado do País", depois do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, em Lisboa, "tendo em 2017 recebido mais de 492 mil visitantes".

No entanto, alertam os deputados, "o trânsito no Itinerário Complementar n.º 2 (IC2)/Estrada Nacional 1 (N1), sobranceiro à fachada poente do Mosteiro da Batalha, tem incidência directa sobre o monumento, através de poluição sonora, atmosférica e da trepidação que advém da via de comunicação, e que ao longo dos anos tem sujeitado o Mosteiro a impactos ambientais cujos efeitos prejudicam a preservação do mesmo".

"Relembramos que a UNESCO, aquando da classificação mundial do património, recomendou que fosse tida em atenção a deslocação do trânsito da via IC2/N1. No entanto essa solução só foi encontrada cerca de 30 anos depois, com a construção de uma via rápida. A Autoestrada 19 (A19), inaugurada em 2011, deveria ser a principal via para ligar o concelho de Porto de Mós à capital de distrito, a cidade de Leiria, desviando o tráfego, nomeadamente de pesados, dos núcleos das localidades, mas também de frente do Mosteiro da Batalha".

Para o PEV, a colocação de pórticos de cobrança electrónica de portagem impede que os veículos utilizem a A19. Já depois da construção da A19, foram colocadas barreiras acústicas em frente ao Mosteiro, “uma solução B', pois a verdadeira alternativa é a A19 e tal só é possível com a eliminação das respectivas portagens", referiu o grupo parlamentar.