Sociedade

Papa aterra em Monte Real às 16:20 horas do dia 12 de Maio

20 mar 2017 00:00

Vaticano oficializa programa detalhado da visita a Fátima.

papa-aterra-em-monte-real-as-1620-horas-do-dia-12-de-maio-6130

Vem na condição de peregrino para participar nas celebrações do primeiro aniversário das visões de Fátima, e aterra em Monte Real às 16:20 horas do dia 12 de Maio, com origem no aeroporto de Roma/Fiumicino. 

Depois da cerimónia de boas-vindas, e do encontro privado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está previsto que o Papa Francisco se desloque à Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda dentro da Base Aérea 5, para um momento de oração.

Segue-se a viagem de helicóptero até ao Estádio Municipal de Fátima, com chegada às 17:35 horas, detalha o programa oficial confirmado pelo Vaticano.

O percurso até à Cova da Iria no papamóvel é a primeira oportunidade para a multidão saudar o Papa Francisco, que se desloca a Portugal pela primeira vez.

Já no Santuário de Fátima, a oração do chefe da Igreja Católica na Capelinha das Aparições está marcada para as 18:15 horas.

Pelas 21:30 horas, acontece a bênção das velas pelo Papa Francisco, com saudação aos peregrinos, que antecede a recitação do rosário na Capelinha das Aparições.

Na manhã de 13 de Maio, o Santo Padre começa por se encontrar com o primeiro-ministro, António Costa, às 9:10 horas.

Meia-hora mais tarde, protagoniza uma visita privada ao túmulo dos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, templo que beneficiou de profundos melhoramentos para esta efeméride.

Depois das 10 horas, Francisco preside às cerimónias religiosas no recinto de oração do Santuário, onde fará a tradicional bênção dos doentes.

Antes de regressar a Roma, com partida da base aérea de Monte Real, pelas 15 horas, o Papa almoça com os bispos portugueses na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Ao todo, nesta visita a Fátima como peregrino, o Papa está menos de 24 horas em solo português, se for cumprido à risca o programa oficial agora divulgado pelo Vaticano.