Sociedade

Pagamento a fornecedores: dos seis aos 1275 dias, há de tudo no distrito

26 mai 2016 00:00

Os últimos dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais revelam que 12 dos 17 municípios da região pagam, em média, a menos de 30 dias. Alcobaça está entre as melhores pagadoras do País. Nazaré é a segunda pior.

pagamento-a-fornecedores-dos-seis-aos-1275-dias-ha-de-tudo-no-distrito-4208
Maria Anabela Silva

Há cinco anos, a maioria dos 17 municípios da região (distrito e concelho de Ourém) demorava mais de 30 dias a pagar aos seus fornecedores. As excepções eram Batalha e Pombal. Cinco anos volvidos e com uma polémica Lei dos Compromissos - que veio impor um conjunto de restrições aos municípios -, pelo meio, os dados inverteram-se.

De acordo o último relatório da Direcção--Geral das Autarquias Locais, a 31 de Dezembro do ano passado apenas as Câmaras de Alvaiázere, Peniche, Bombarral, Figueiró dos Vinhos e Nazaré excediam os 30 dias. As restantes 12, apresentavam um Prazo Médio de Pagamento (PMP) inferior a um mês, com destaque para os cinco dias registados por Alcobaça, que, em 2011, demorava 54 dias.

O 'campeão' da recuperação foi Castanheira de Pera que, há cinco anos, levava mais de dois anos a liquidar os compromisso com os seus fornecedores.

No pólo oposto, está a Nazaré, que foi a única câmara da região que, entre 2011 e 2015, piorou os resultados. E a culpa é, segundo o actual presidente da autarquia, o socialista Walter Chicharro, dos “cerca de 45 milhões de euros” de dívida do município. “Uma pesada herança”, afirma o autarca, que frisa o esforço que o seu executivo está a fazer para diminuir esse endividamento.

“Em menos de dois anos, já conseguimos uma redução de quase nove milhões de euros. Este executivo está muito concentrado no pagamento das dívidas, começando pelas mais antigas”, diz, exemplificando com a recente liquidação de valores em falta às Câmaras de Caldas da Rainha e de Alcobaça, referentes a transportes escolares e que datavam de 1997 e 1998. “Ainda do século passado”, nota Walter Chicharro.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.