Economia

Os Iberzitos, a banda desenhada que chama os jovens à indústria

13 jan 2016 00:00

Livro conta a história do Grupo Iberomoldes

os-iberzitos-a-banda-desenhada-que-chama-os-jovens-a-industria-2826

Atrair jovens para a indústria é um desafio permanente nas empresas de moldes. E para confirmar que filho de peixe sabe nadar, o melhor mesmo é adoptar mais um ditado português – porque, afinal, de pequenino é que se torce o pepino. Vem isto a propósito do livro que conta a história do Grupo Iberomoldes: Os Iberzitos. Um projecto inédito, que chegou no Natal e início de 2016 a meio milhar de crianças até aos 12 anos de idade.

Imaginado e desenvolvido internamente, por uma equipa de sete pessoas, entre autores do texto e das ilustrações e elementos de apoio na recolha de informação e produção, Os Iberzitos tem por destinatários os filhos dos trabalhadores das empresas Iberomoldes (Marinha Grande) e Iber-Oleff (Pombal). Foi tão bem recebido que novas edições estão a ser preparadas, inclusive para as famílias da fábrica no Brasil, localizada na cidade de Salto, no Estado de São Paulo.

Os protagonistas do livro são a Iberzita e o avô, personagem que representa um colaborador da Iberomoldes, que convence a neta a estudar o percurso do sector, desde o tempo dos moldes para vidros, no século XVIII, com o objectivo de ganhar uma boneca que vê na televisão.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo