Sociedade

Operação da PJ de Leiria trava grupo que causou prejuízos de dez milhões de euros

13 nov 2018 00:00

operacao-da-pj-de-leiria-trava-grupo-que-causou-prejuizos-de-dez-milhoes-de-euros-9470

A Polícia Judiciária de Leiria desencadeou hoje a Operação Cordial Mente, pondo fim a um grupo organizado que criava empresas fictícias e que causou prejuízos de, pelo menos, dez milhões de euros.

Numa nota de imprensa, a PJ informa que “foram já contabilizados danos patrimoniais que ascendem a cerca de dez milhões de euros, decorrentes de terem sido lesadas inúmeras empresas e particulares, bem como o próprio Estado em termos fiscais”.

“Estarão em causa crimes praticados de forma organizada, nomeadamente de burla qualificada, falsificação de documentos, recetação e fraude fiscal, concretizados através da constituição de firmas fictícias e sob a capa de movimentos comerciais aparentemente legais”, acrescenta a mesma nota.

Durante as buscas, e até ao momento, procedeu-se à apreensão e recuperação de “inúmeros bens ainda não quantificados, sendo igualmente apreendida significativa quantidade de documentação, que serviria de suporte à actividade criminosa”.

Segundo o comunicado, a Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desencadeou hoje a Operação Cordial Mente, visando o desmantelamento de um grupo organizado que se dedicaria à prática de múltiplos crimes de natureza económica e patrimonial.

A investigação, tutelada pelas autoridades judiciárias de Santarém e Tomar, determinou a emissão de 18 mandados de detenção e de 36 mandados de busca, cumpridos em várias localidades de norte a sul do País.

A operação, coordenada pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, envolveu meios humanos e materiais das Directorias do Norte, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, bem como os Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Aveiro, Guarda e Unidade Local de Évora, num total de 170 operacionais.

A PJ contou ainda com a colaboração dos Comandos Distritais de Santarém da Guarda Nacional Republicana e da Policia de Segurança Pública.

A investigação prossegue “visando apurar a real dimensão patrimonial que estará em causa.”

De acordo com a PJ, o grupo era essencialmente constituído por indivíduos referenciados e com antecedentes criminais por questões similares às referidas.

O cumprimento dos mandados de detenção e das buscas domiciliárias e não domiciliárias, ocorreu em simultâneo e de acordo com o planeamento operacional previamente definido.

Os detidos irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para aplicação de medidas de coacção tidas por convenientes.