Viver

O sindicalista que nunca deixou de perguntar a razão das coisas

29 jun 2016 00:00

Alberto Costa Santos, presidente da Asurpi

o-sindicalista-que-nunca-deixou-de-perguntar-a-razao-das-coisas-4499
Daniela Franco Sousa

Alberto Costa Santos nasceu na Pocariça, na Maceira, a 1 de Julho de 1952. Apesar de ter nascido no seio de uma família numerosa, com sete crianças, Alberto revela nunca ter vivido momentos de carência e de ter tido a possibilidade de trabalhar e de singrar em muitos dos papéis que desempenhou ao longo da vida.

Filho de uma comerciante e de um operário da fábrica de cimento, que completava o orçamento familiar com actividade agrícola, Alberto Costa Santos recorda ter tido pais amigos dos filhos, que os educaram sob o valor da honestidade.

O jovem frequentou o Liceu de Leiria até ao 4.º ano e, não tendo notas suficientes para passar para o ano seguinte, já perto de completar 14 anos, foi trabalhar de dia e estudar à noite. Passou inicialmente por vários ofícios, desde a construção civil à electricidade, tendo trabalhado também na indústria de moldes, como aprendiz de desenhador, na extinta José Ruivo.

À noite, Alberto começou por estudar na Escola Comercial e Industrial da Marinha Grande, no curso de aperfeiçoamento de serralheiro, mas acabou por terminar os estudos na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.

Do seu percurso profissional fez também parte o emprego como desenhador de moldes, na extinta INA, que por essa altura passou a integrar na Aníbal H. Abrantes.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo