Opinião

O Reino do Desassossego

2 fev 2017 00:00

Por exemplo, a eleição de Donald Trump e a suas abjetas afirmações já constam desse meu reino.

Como sou muito desarrumada, introduzi na minha forma de pensar uma espécie de organização semelhante à Taxionomia “criada” por Linné. Claro que, na minha taxionomia, em vez de classificados os animais e plantas que se encontram na Terra, o que se arruma são perceções, tudo o que não precise, para ser classificado, de um corpo físico. Desta minha taxionomia hoje trago aqui um dos seus Reinos, o Reino do Desassossego.

Nele ando a guardar o que por ser tão mau nem sequer deveria existir e também não se encontra fundamento para que, de uma vez por todas, não se corrija ou se lhe ponha um fim. Por exemplo, a eleição de Donald Trump e a suas abjetas afirmações já constam desse meu reino. Causa-me perplexidade a ignorância dos eleitores de Trump que, desagradados com os aumentos dos impostos e das execuções fiscais, não se aperceberam que estavam a votar num dos causadores dessa insatisfação. Pois não é o milionário Donald um dos grandes dos negócios do imobiliário que conduziram à crise financeira de 2007-2008?

Por outro lado, se se sabe que foram os mais ricos, mas não os mais instruídos, que apoiaram Trump, porque é que estes últimos não anteviram, no passado, as péssimas consequências que poderia vir a ter, numa futura eleição presidencial, a manutenção da “arcaica e insana ideia do século XVIII chamada Colégio Eleitoral”, a única razão, segundo o cineasta Michel Moore, para Trump ter sido eleito?

Que muros invisíveis andam as pessoas instruídas a construir à sua volta que as impedem de ver e de derrubar os muros físicos que se erguem, nos separam e enfraquecem, enquanto Homo Sapiens do Reino Animal?

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo

*Professora
*Texto escrito de acordo com a nova ortografia