Sociedade

O que andam a fazer os deputados eleitos por Leiria?

4 ago 2016 00:00

Segundo o site do Parlamento, Heitor de Sousa foi, na sessão legislativa que agora termina, o deputado mais produtivo, enquanto José Miguel Medeiros e Feliciano Barreiras Duarte foram os menos interventivos em plenário.

o-que-andam-a-fazer-os-deputados-eleitos-por-leiria-4719
Maria Anabela Silva

A terminar mais um ano parlamentar, o JORNAL DE LEIRIA foi conhecer o trabalho dos dez deputados eleitos por Leiria, através da análise da informação disponível no site da Assembleia da República (AR), com os dados a revelarem que Heitor de Sousa, o único representante do BE pelo distrito, é o deputado mais produtivo.

Na sessão legislativa que agora termina, o eleito bloquista apresentou o maior número de perguntas, de requerimentos e de iniciativas e foi também aquele que mais intervenções fez em plenário.

No total, Heitor de Sousa contabilizou mais de 700 iniciativas parlamentares, um número que inclui as 308 perguntas que o deputado fez a todos os municípios portugueses sobre os contratos de concessão de energia eléctrica e as medidas de eficiência que as autarquias preconizam no âmbito desses acordos. Ora, apesar de o assunto e de o teor do texto serem o mesmo, como o destinatário é diferente, aparece contabilizado, em cada um dos casos, como uma única pergunta. Isto é válido para todos os deputados e para todas as iniciativas parlamentares.

Os dados constantes no site da AR revelam ainda que o social-democrata Pedro Pimpão foi o deputado por Leiria que participou em mais audiências e audições, enquanto o socialista António Sales surge como aquele que apresentou maior número de acções na área “actividade parlamentar”, onde se inserem, por exemplo, os votos de congratulação ou de pesar.

Para Heitor de Sousa, mais importante do que os números “é a convicção de estar a trabalhar para que os problemas do distrito sejam levantados junto da opinião pública e contribuir para a sua resolução”.

 

Entre as causas abrangidas pela sua actividade parlamentar durante esta primeira sessão legislativa, o deputado do BE destaca a área da saúde, com várias perguntas sobre a prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares, mas também a área do ambiente, com o bloquista a questionar as respectivas tutelas sobre o abandono da Mata Nacional de Leiria e do património que lhe está associado, como o projecto do Museu da Floresta, ou sobre o acesso às Berlengas e ao abate de árvores na Falésia d'el Rei, em Peniche.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo