Opinião

O País "porreiro" que continua a arder!

7 set 2017 00:00

É portanto, neste cenário de nacional porreirismo, desporto que verdadeiramente abomino, que vamos convivendo com todas estas confusões, sem que alguém se digne explicar o que verdadeiramente tem acontecido

Confesso que não era minha intenção voltar ao tema dos incêndios, mas de facto é inexplicável o que temos assistido este Verão em Portugal e que alguns queiram quase convencer-nos de que é uma situação normal e pouco haverá a fazer.

Ora, no relatório provisório de incêndios de incêndios florestais, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, conhecido esta semana, no período entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto de 2017 registou-se um total de 12.377 ocorrências (2.652 incêndios florestais e 9.725 fogachos) que resultaram em 213.986 hectares de área ardida, entre povoamentos (115.187ha) e matos (98.799ha).

Comparando os valores de 2017 com o histórico dos 10 anos anteriores, assinala-se que se registou um número de ocorrências equivalente à média, mas mais 234% de área ardida do que a média anual para o mesmo período.

O ano de 2017 apresenta, até ao dia 31 de Agosto, o 5.º valor mais reduzido em número de ocorrências e o valor mais elevado de área ardida, desde 2007. Além deste cenário desolador, temos o registo das 65 mortes, coisa nunca vista em Portugal e sem alcance em país que se quer desenvolvido.

E se a dimensão desta calamidade foi observada com o início nos incêndios de 17 de Junho, o que se tornou assustador e incompreensível foi durante dias consecutivos vermos fogos a deflagrarem por todo o território nacional, com situações dramáticas para as populações.

E o que aconteceu até agora? Muita visita e passeio e pouca concretização no terreno e fraca resolução dos verdadeiros problemas, onde, veja-se, até os presidentes de Câmara de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos vêm questionar o paradeiro dos donativos privados, que aliás num acto arrojado, na minha opinião, ficaram sob a gestão do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ