Opinião

O nosso primeiro movimento de translação

19 jan 2019 00:00

365 dias é igual a um movimento de translação da terra em volta do sol. A Asteriscos está de parabéns, não só pelo facto de estarmos a celebrar o nosso primeiro aniversário mas também, e especialmente, pela conjugação de quantidade e qualidade de projetos

Quando criámos a Asteriscos, fizemo-la assentar plenamente no voluntariado sustentável - em que cada voluntário apenas faz voluntariado nas suas áreas de paixão - e na democracia interna - levando todas as grandes decisões à Assembleia Geral onde o voto dos associados vale o mesmo. E estes dois conceitos não são apenas coisas bonitas que se dizem, foram implementados e fazem parte de quem é a Asteriscos.

Todos nós temos espírito empreendedor, logo no associativismo corre-se sempre o perigo de, por vezes sem querer, transformar uma associação numa empresa, com objetivos definidos, hierarquias, ordens, folhas excel e outras coisas. Só que o associativismo não é isso. 

Na Asteriscos redescobrimos o prazer de sermos voluntários numa causa que é realmente de todos e para todos. Na Asteriscos temos feito trabalho social, científico, cultural e temo-nos divertido imenso. E isso sim é o associativismo.

Neste nosso primeiro ano, conseguimos ter 6 projetos a funcionar regularmente, crescer no número de pessoas que impactamos por semana e até transformámos os boardgames em AEC's, tendo, desta forma um profundo impacto na formação de crianças em Leiria.
Obrigado a todos os asteriscos pelo trabalho, dedicação e empenho.

*Presidente da Asteriscos

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990