Opinião

O "nosso" IPL

26 nov 2015 00:00

É absolutamente extraordinário o trabalho desenvolvido na área da investigação tal como os resultados alcançados, nomeadamente, através do registo de patentes.

Uma semana depois de o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) ter assinalado o seu 35.º aniversário, parece-me de elementar justiça dedicar esta crónica a uma das instituições que mais tem prestigiado esta região. O primeiro aspeto que destaco é a forma como o IPL extravasou o âmbito de "mero" estabelecimento de Ensino.

De facto, o IPL tem tido uma capacidade única de se relacionar com os principais agentes políticos, económicos e sociais da região, o que contribuiu decisivamente para o estabelecimento de sinergias e parcerias cujos beneficiários finais são, e bem, os alunos, mas também a comunidade envolvente. Não será a este respeito de espantar a elevada taxa de empregabilidade dos seus cursos.

Em segundo lugar, é absolutamente extraordinário o trabalho desenvolvido na área da investigação tal como os resultados alcançados, nomeadamente, através do registo de patentes. Recorde-se, com especial orgulho, ter sido o IPL já considerado a segunda instituição de ensino superior portuguesa com mais registo de patentes, sendo o mérito dos investigadores, dos docentes e dos estudantes, mas também de quem na direção da escola soube conduzir o IPL para os patamares de excelência que tem atingido.

Com mais de 10.000 alunos, o IPL não se tem acantonado ou vivido dos frutos do sucesso que já alcançou. E é essa atitude de resiliência, e nunca de estagnação, que tem levado o IPL a ambicionar um novo estatuto que, através do estrito cumprimento dos requisitos legais, lhe dê ferramentas para se catapultar (ainda mais) na investigação, para atrair mais estudantes e conquistar novos mercados, para além de reforçar algumas das apostas feitas com sucesso ao longo dos últimos anos. Não se trata de o IPL deixar de ser o que é. Trata-se apenas de reconhecer o papel desta instituição, conferindo-lhe a possibilidade, por exemplo, de ter doutoramentos na sua oferta formativa.

Daí que para os agentes políticos da região seja quase um imperativo moral associarmosnos e apoiarmos os anseios que o IPL reclama para si. Recordando as palavras do Padre António Vieira: "A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.” E também aqui Leiria tem sido exemplar.