Opinião

O futuro estratégico

30 ago 2018 00:00

À volatilidade dos mercados financeiros e do preço das matérias-primas e aos perigos de políticas protecionistas e populistas que se estão a espalhar pelo Mundo, só se pode responder com o fortalecimento de relações estratégicas entre os nossos países.

Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa partilham não apenas um idioma comum, mas também uma história, uma identidade e uma forte ligação entre os seus povos. E se este é o momento para se reforçar a ligação entre as empresas de todos os países desta comunidade, a verdade é que a construção e o imobiliário desempenham um papel particularmente relevante, neste domínio.

O setor é fundamental para o desenvolvimento económico, a competitividade e para a melhoria das condições de vida das populações. Este é um facto amplamente reconhecido e, perante o desfasamento dos ciclos económicos dos países que integram esta comunidade, esta atividade pode e deve assumir-se como uma importante alavanca para intensificar as relações comercias e económicas entre todos.

À volatilidade dos mercados financeiros e do preço das matérias-primas e aos perigos de políticas protecionistas e populistas que se estão a espalhar pelo Mundo, só se pode responder com o fortalecimento de relações estratégicas entre os nossos países, para que juntos possamos superar uma conjuntura complexa.

Por outro lado, há que reconhecer que os esforços levados a cabo pelas diplomacias nacionais deram um importante contributo para o que esperamos ser uma “normalização de relações”, com países como Angola e Moçambique, que continuam a figurar enquanto nossos parceiros comerciais privilegiados.

Efetivamente, e não obstante a presença das empresas portuguesas estar sedimentada numa ótica de longo prazo, as dificuldades conjunturais não podem ser ignoradas e é tempo de, gradualmente, caminhar ao lado dos pa&ia

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ