Opinião

O futuro começa daqui um mês

1 set 2017 00:00

Daqui a um mês vamos decidir o que queremos para o futuro da nossa Cidade.

Creio que, desde 1976, estas serão as eleições autárquicas que nos deverão merecer maior empenho e cuidado na apreciação das propostas apresentadas por cada força política em presença.

Por vezes, alguns descuram este ato eleitoral porque se acomodam à ideia de que o seu voto nada decide porque tudo está já decidido entre as elites partidárias locais e os que se seguem serão mais do mesmo.

Porém desta vez é da maior importância que todos exerçam o seu direito à escolha dos projetos e das competências de quem os propõe para os tornar exequíveis. Desta feita é todo um futuro da nossa Cidade que está em causa.

Em boa hora a Câmara de Leiria lançou, e lançou-nos a todos nós seus munícipes, o repto de uma candidatura a Capital Europeia da Cultura para 2027. Se Leiria ganhará essa honra, se será este ou aquele partido ou grupo de cidadãos que à altura estará à frente dos destinos da autarquia, é assunto que, por ora, será de somenos importância.

Importante, sim, é todo o percurso de uma candidatura desta dimensão e relevo. A falência das narrativas aglutinadoras do século XX, uma nova ordem mundial, a globalização, senão mesmo o desvio acelerado de alguns valores éticos e sociais que nortearam o nosso viver comunitário, obrigam-nos a reinterpretar e reinventar as novas dinâmicas sociais e humanitárias.

Este é o território da Cultura, entendida na sua dimensão comum de identidade, de pertença, de relação, de defesa do nosso património histórico e patrimonial. A Cultura é, sem dúvida, a matriz sobre a qual se devem erguer os modelos individuais e sociais do século

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ