Sociedade

O fim de semana traz calor e a Autoridade Marítima Nacional aconselha precaução nas praias

4 mai 2017 00:00

A subida de temperaturas indicada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que se vai registar já a partir desta sexta-feira, pode convidar à prática balnear.

o-fim-de-semana-traz-calor-e-a-autoridade-maritima-nacional-aconselha-precaucao-nas-praias-6402

Assim, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) precave todos os que que se possam dirigir às praias, para que adoptem posturas de segurança e prevenção activa. De forma mais incisiva quando se trate de aproximações à linha de água.

Em comunicado, a AMN relembra que a obrigatoriedade da presença de nadadores salvadores se restringe às zonas onde os concessionários já tenham iniciado a sua actividade. Pelo que a maioria das praias, a nível nacional, se encontram ainda sem vigilância e respectiva sinalização.

Ainda no comunicado pode ler-se que os acidentes dos últimos dias não estão directamente relacionados com a época balnear, mas sim com a actual instabilidade física e morfológica das praias.

Como exemplo apresenta algumas situações em que o perigo não é visível nem possível de ser antecipado:
- a ondulação constante e forte dos quadrantes de oeste impede ainda a reposição de areia para as condições normais da época de Verão, criando fundões junto à linha de água;

- os perfis de gradiente (declive) das praias ainda não estão suavizados, existindo condições mais favoráveis para se formarem agueiros e correntes marítimas mais fortes junto à praia;

- a temperatura da agua do mar é ainda baixa pelo que potencia o choque térmico.

O órgão pede à população uma atitude de prevenção junto à linha de costa e que evite comportamentos de risco, ao não se aproximar da água ou caminhar nas zonas de areia molhada.