Opinião

O ensino-aprendizagem

27 set 2018 00:00

Porque educar, do latim educare, significa “conduzir”, e deriva de ex, que significa “exterior”.

Ainda que nada pareça indicar que o verão e as férias já terminaram, milhares de estudantes e professores estão já nas escolas dando início a um novo ano lectivo, cheios de boas intenções e vontade de levar a bom porto a tarefa do ensinoaprendizagem.

Que se deseja entusiasmante, motivadora, e útil, a par da necessária dose de trabalho para consolidação de saberes. E porque o ministério não se chama “do ensino-aprendizagem”, mas “da educação”, a aquisição de saberes deverá ser mais do que um complicado e trabalhoso acumular de conhecimentos, por importantes que se acredite que sejam para a prossecução de um plano de estudos e de uma formação profissional a curto, médio ou longo prazo.

Porque educar, do latim educare, significa “conduzir”, e deriva de ex, que significa “exterior”, e será portanto o processo de conduzir o aluno para fora de si próprio, levando-o a conhecer-se e a aprender o mundo.

Tal processo foi instaurado por Sócrates que o baptizou de maiêutica, a significar “dar à luz”, e se traduzia na condução dos seus alunos através de uma longa série de perguntas destinadas a demonstrar-lhes os erros de raciocínio e a pôr em causa os conhecimentos que estes julgavam ter, para que, com o burilar das respostas, pudessem depois construir um conhecimento verdadeiro; considerando que a verdade é algo latente em todos os seres humanos, que apenas necessitam de ser guiados para a saberem encontrar.

A esta arte de perguntar para construir conhecimento sucedeu a fórmula de diálogo de Platão, considerado o primeiro pedagogo – “aquele que conduz” – porque o primeiro a estabelecer uma filosofia da educação.

Platão declarou-a como

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ