Viver

A nossa mentira de 1 de Abril: 'Game of Thrones' vai ser filmado em Leiria, com Diogo Morgado e Emilia Clarke

1 abr 2016 00:00

Série vai impulsionar candidatura a 'Capital Europeia da Cultura 2027'

a-nossa-mentira-de-1-de-abril-game-of-thrones-vai-ser-filmado-em-leiria-com-diogo-morgado-e-emilia-clarke-3606

A série Game of Thrones prepara-se para arrancar com a sexta temporada com uma ante-estreia a 24 de Abril, e já há notícias que dão conta de novos actores e novos cenários na sétima temporada da popular série da HBO. 

O JORNAL DE LEIRIA confirmou junto da autarquia que o castelo de Leiria e Diogo Morgado vão marcar presença naquela que é a mais vista e mais pirateada série televisiva de sempre. 

Segundo o website Winter is Coming, a produção pretende que Morgado encarne o papel de Aerys Tyrell, um dos estranhos monges assassinos do Deus-de-Muitas-Caras, que irá auxiliar Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), a jovem rainha mãe de dragões, a recuperar o Trono de Ferro.  

O castelo de Leiria será o cenário de um antigo palácio abandonado, no Reino de Stormlands, governado pela casa de Durrandon, do Cabo da Tempestade, para onde a personagem de Diogo Morgado se refugiou, depois de renunciar aos votos e recusar a obrigação fatídica imposta pela oração Valar Morghulis.  

A produção procurava um actor com características latinas para interpretar o assassino arrependido, e o português Diogo Morgado é um dos actores preferidos da equipa de produção para desempenhar o personagem, tendo mesmo o aval do criador das Crónicas do Gelo e Fogo, que deram origem à série de televisão, George R.R. Martin. 

O actor português, que se destacou no telefilme Amo-te Teresa, já está enquadrado no universo audiovisual norte-americano, interpretando Jesus, em Son of God, o que lhe valeu uma ida ao programa de Oprah Winfrey e o epíteto de “Sexy Jesus” e integrou a série The Messengers para a CW.  

Fonte da autarquia referiu em off que o município está disposto a apoiar de todas as maneiras a produção, vê com bons olhos as filmagens e que este poderá ser mais "um factor de alavancagem na cadidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, em 2027", sublinhando que a passagem das imagens do castelo no canal HBO e em praticamente todos os canais de televisão do mundo, irá trazer muitos mais visitantes à antiga fortaleza medieval.  

As equipas de filmagem e os actores chegam a partir de Setembro ao castelo de Leiria. 

Valar Morghulis!

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo