Opinião

Nós e a Europa (III)

26 jul 2018 00:00

É, por último, beneficiar de uma vasta legislação comum de mais de 17 mil directivas, resoluções, decisões e tratados em vigor na EU.

A UE, ao longo destes seus 61 anos de vida, nunca deixou de ter problemas no seu processo de evolução. No próximo artigo tratarei de alguns destes aspectos que muitos apelidam de conturbados.

Hoje vou tratar do “nós”, mostrando algumas das vantagens que resultam da nossa pertença, à Europa (UEM). Vejamos, em primeiro lugar, e em linhas gerais, o que é ser “cidadão europeu “.

É poder viver e trabalhar em 32 países ao abrigo da livre circulação, poder viajar sem fronteiras entre 26 países do acordo Schengen, usar a mesma moeda em 19 países (a prazo em 27) e usar documentação padronizada para identificação, ir ao médico e conduzir.

É também beneficiar de vantagens e garantias, tais como usar telemóvel à vontade, consumir água limpa e beneficiar de apoio financeiro para projectos de investimento. É ainda usar os seus direitos fora do país para votar e ser eleito, pedir apoio consular, queixar-se à Comissão, à Provedoria da UE e ao Tribunal Europeu de Justiça.

É, por último, beneficiar de uma vasta legislação comum de mais de 17 mil directivas, resoluções, decisões e tratados em vigor na EU.

Quando Portugal entrou na UE, em 1986, o nosso PIB (a preços constantes) era de 99 mil milhões de euros; em 2017, apesar de uma crise mal gerida, esse valor é de 193 mil milhões, isto é, quase duplicou.

Em 1986 o salário médio nacional, a preços de 2016, era de 701 euros, em 2016 era 1108 euros. Em 1990 tínhamos 1,8 milhões de automóveis e em 2015 eram 4,5 milhões. Vivem e trabalham na União mais de 1

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ