Opinião

Nós e a Europa (II)

22 jun 2018 00:00

A Alemanha Oriental integra-se na Federal e, em 2004, ingressam na UE Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, e República Checa.

No artigo anterior fiz uma pequena resenha da criação e evolução da CEE/UE desde o Plano de Schuman (1950) aos Tratados de Roma (1957) e ao Tratado de Maastricht (1992). Convém sublinhar que as raízes da ideia de uma Europa unida são milenares e têm emergido de tempos a tempos.

A sua concretização só acontece após a Guerra de 1939/45, devido à coragem inspiradora de meia dúzia de homens notáveis, de que cito apenas J. Monnet, R. Schuman, e K. Adenauer. O objectivo número um era que não houvesse mais guerras na Europa, o que foi conseguido nestes mais de 70 anos decorridos.

A Europa não só não se guerreou mais, como está bastante melhor do que nessa data. Se se observar a cronologia da evolução do espaço CEE/EU verificamos que o caminho trilhado tem sido geralmente percorrido em pequenos passos, como propunha J. Monnet, lembrando-se de que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.

Em Dezembro de 1969, na cimeira dos “seis” em Haia é mesmo recomendada (e adoptada) uma tripla regra cautelosa de “acabamento-aprofundamento-alargamento”. Olhando apenas o aspecto do alargamento, verifica-se que só em 1973 os seis passam a nove (os fundadores, mais Reino Unido, Dinamarca e Irlanda).

Em 1981 entra a Grécia e em 1986 entram Portugal e Espanha, passando a 12 Estados-membros (E-m), número que se manterá até à entrada da Áustria, Finlândia e Suécia, perfazendo 15 E-m.

Em 1999, 11 E-m, entre os quais Portugal, adoptavam a moeda única, o euro. Por não quererem ou não reunirem as condições necessárias, não entram o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia. Em resultado da queda do muro de Berlim e da extinção oficial da União Soviética, os países do Leste e Centro da Europa reivindicam o seu direito de regressar à Europa.

A Alemanha Oriental integra-se na Federal e, em 2004, ingressam na UE Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, e República Checa.

Juntamente com estes oito a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ