Sociedade

Níveis de ruído junto ao Mosteiro da Batalha baixam 20% com muro

17 ago 2018 00:00

Resultados de estudo técnico revelados no Dia Município.

niveis-de-ruido-junto-ao-mosteiro-da-batalha-baixam-20-com-muro-9099
Maria Anabela Silva

Os níveis de ruído na zona envolvente ao Mosteiro da Batalha diminuíram 20% desde a conclusão da intervenção feita em frente ao monumento e que incluiu a construção de um muro ajardinado, obra que motivou muita contestação.

Os dados constam de um estudo técnico, efectuado pelo Laboratório de Ruído e Vibrações, divulgado, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara durante a sessão solene do Dia do Município.

De acordo com informação da autarquia, o estudo comparou as medições feitas após a obra com outras efectuadas em 2014, uma análise que, segundo Paulo Batista Santos, permitiu “evidenciar” que no espaço entre o IC2 e o Mosteiro os parâmetros medidos estão dentro dos valores regulamentares.

“Cumpre-se agora a Lei do Ruído. É uma vitória da Batalha e uma vitória da cultura e do património”, afirmou o autarca, considerando que a redução registada representa “uma evolução muito positiva na protecção” do monumento, Património Mundial da Unesco há mais de 30 anos.

A Câmara adianta ainda que o estudo incidiu também sobre as vibrações, que “registam igualmente uma evolução muito favorável”, com os níveis agora medidos a serem inferiores ao valor limite máximo estabelecido, pelo que não há risco de dano no edifício decorrente da estrad

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ