Sociedade

Nazaré domina nomeações a prémio de ondas grandes

29 mar 2017 00:00

Quatro das cinco nomeadas para o prémio XXL de maior onda surfada da World Surf League (WSL) ocorreram na Nazaré, entre as quais uma protagonizada pelo português Hugo Vau, anunciou a organização na noite da passada terça-feira.

nazare-domina-nomeacoes-a-premio-de-ondas-grandes-6180

O dia 24 de Outubro de 2016 provou ser histórico na Praia do Norte. Além da onda surfada pelo açoriano Hugo Vau – que repete a nomeação para o galardão – estão também nomeados dois outros protagonistas desse dia na Praia do Norte: o italiano Francisco Porcella e o alemão Sebastian Steudtner, actual detentor do prémio.

Já o havaiano Trevor Sven Carlson surge entre os nomeados, também com uma onda apanhada na Nazaré, mas em 23 de Dezembro último.

Estes quatro surfistas concorrem com o havaiano Kai Lenny, escolhido graças a uma onda em Jaws, no Havai, na cerimónia que está marcada para o próximo dia 29 de Abril, em Huntington Beach, na Califórnia.

“Uma óbvia tendência desta temporada é a contínua emergência da Nazaré, em Portugal, como um viveiro de ondas gigantes. Virtualmente desconhecida como local de ondas gigantes até há seis ou sete anos, a adormecida vila piscatória alcançou 11 nomeações este ano (…) mais do que qualquer outro lugar no mundo”, sublinhou a organização, em comunicado.

Além desta categoria, a Nazaré surge ainda duas vezes na categoria de onda do ano, com o brasileiro Lucas ‘Chumbo’ Chianca e o italiano Francisco Porcella.

Trevor Sven Carlson e Lucas ‘Chumbo’ Chianca repetem a nomeação no prémio para a onda apanhada na remada, juntamente com o australiano Jamie Mitchell, que concorre também com uma onda nazarena.

A Praia do Norte volta a estar em destaque nas quedas, com a presença dos wipeouts do britânico Tom Lowe e do chileno Rafael Tapia.

Veja aqui as imagens das surfadas.

JL com Agência Lusa