Opinião

Música | Beth Gibbons e Górecki?

8 abr 2019 00:00

Opinião | "É difícil não nos emocionarmos ao ouvir esta música sublime".

A vida tem destas coisas: um dia estás a escrever sobre o Conan Osíris, no outro, já escreves sobre Górecki, um dos compositores mais relevantes do século XX.

Mas não se preocupem os musicólogos e melómanos, que não entrarei por caminhos para mim obscuros da música dodecafónica, do serialismo ou das harmonias modais – deixo isso para quem percebe da poda.

Acontece que, em outubro de 2017, ouvi a Orquestra Gulbenkian interpretar a Sinfonia n.º 3 de Górecki com a soprano Elisabete Matos e, desde essa altura, passei a dar mais atenção à obra do compositor polaco, obra complexa na qual a Sinfonia n.º 3 se destaca.

Segundo a folha de sala do referido concerto, assinada por Miguel Martins Ribeiro, o sucesso da obra, estreada em 1977, viria somente em 1992, após a gravação da Elektra Nonesuch, com a soprano Dawn Upshaw e a London Sinfonietta, dirigidos por David Zinnman.

A Sinfonia n.º 3 de Górecki, também conhecida por Sinfonia das Lamentações, é uma obra composta para soprano e orquestra e tem três andamentos lentos de uma beleza infinita, mas carregados de sombras e tristeza – o tema aqui gira à volta da guerra e o sofrimento inerente (no último andamento a solista “chora” a perda de um filho).

É difícil não nos emocionarmos ao ouvir esta música sublime. E eis que agora, a Domino, editora de gente como Arctic Monkeys, Buzzcocks ou Anna Calvi, lança no mercado um disco com a Beth Gibbons, a “senhora Portishead”, a interpretar habilmente esta maravilhosa sinfonia com os textos em polaco, acompanhada pela Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca sob direção de Krzysztof Penderecki.

O resultado é surpreendente. Pelo que li, Beth Gibbons levou a empreitada muito a sério, estudou polaco, canto, e preparou-se elevando a sua voz a um nível nunca antes alcançado.

É notável ouvir esta gravação e a espaços reconhecermos uma voz tão emblemática da década de 90. Poderia ser uma boa voz soprano qualquer, mas não, é a voz de Dummy, álbum de 1994, que anda ali com uma subtileza fora de série.

Certamente que Beth Gibbons levará a Sinfonia n.º 3 de Górecki a um público muito mais vasto e, por aqui, ficamos a fazer figas para que a possamos ouvir ao vivo numa sala perto de nós e deixar por lá muitas lágrimas de alegria e tristeza.

Henryk Górecki: Symphony n.º3 (Symphony Of Sorrowful Songs) — Performed by Beth Gibbons & The Polish National Radio Symphony Orchestra é distribuído em Portugal pela PopStock e já está disponível no Spotify.

*Promotor cultural

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990