Sociedade

Município de Leiria lança guia para combater desperdício alimentar

22 abr 2019 00:00

Doe os alimentos que ainda possam ser consumidos a IPSS mas cuja data de 'consumir de preferência antes de' já expirou.

municipio-de-leiria-lanca-guia-para-combater-desperdicio-alimentar-10183

O Município de Leiria anunciou hoje o lançamento de um guia para a redução do desperdício alimentar, uma iniciativa que resulta do projeto europeu UrbanWins, no qual Leiria é a única participante nacional.  

O Guia para o Desperdício Alimentar tem por objectivo ajudar o sector do catering, restauração e bares a contribuir eficazmente para reduzir o problema do desperdício alimentar, explica a Câmara de Leiria, numa nota de imprensa.  

O documento sugere, por exemplo, que se reutilizem os alimentos ou refeições já confeccionadas ou que se reciclem os resíduos alimentares para servirem de fertilizante de novos alimentos.  

Dirigindo-se aos vários operadores do sector da restauração, o guia apela para que se sensibilize e se dê formação aos colaboradores destas empresas “para planearem melhor as refeições, nomeadamente ao nível do tamanho das porções na preparação e no serviço, para que não haja desperdício alimentar”.  

Devem utilizar “pratos mais pequenos para que a quantidade servida seja a consumida” e adoptar “meias doses” ou “outras soluções de diferentes tamanhos (menu infantil) para ajustar a oferta à necessidade dos clientes”.  

Como sugestões internas, é indicado que os funcionários mais carenciados possam consumir as porções de refeições não vendidas ou levarem-nas para casa.  

“Conheça as IPSS [instituições particulares de solidariedade social ] da sua zona. Reúna informação sobre as necessidades que têm no que toca a alimentos e refeições. Doe os alimentos que ainda possam ser consumidos a IPSS mas cuja data de 'consumir de preferência antes de' já expirou. Estabeleça parcerias com organizações locais, regionais ou nacionais que tenham programas de luta contra o desperdício alimentar. A Refood é uma organização local, exemplo a contactar”, refere ainda o guia.  

Doar refeições preparadas que não foram consumidas ou vendidas é outra possibilidade para contrariar o desperdício alimentar, pelo que o documento indica que os funcionários devem ter formação sobre os procedimentos de segurança para doar alimentos e refeições não consumidas.  

A Câmara de Leiria recorda que o projecto europeu UrbanWins pretende desenvolver e testar métodos para a concepção e implementação de planos estratégicos eco-inovadores para a prevenção de resíduos.  

Financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, está a ser implementado desde Junho de 2016 por oito municípios, entre os quais Leiria, e 19 instituições de investigação em seis países europeus, coordenados pela Municipalidade de Cremona, Itália.

O projecto UrbanWINS tem o ambicioso objetivo de operacionalizar conceitos que, embora muito promissores, são até agora mais teóricos do que práticos: metabolismo urbano, economia circular, e investigação participativa, refere o Município na nota de imprensa.  

“Para os tornar mais concretos e praticáveis, o projeto apoia-se em dois pilares principais: a construção de um modelo que permita quantificar e analisar o metabolismo urbano das oito cidades piloto e a participação ativa de todos os atores envolvidos na produção e gestão de resíduos, e nas respetivas ações de redução e prevenção - desde o cidadão comum, até às empresas, às entidades militares e académicas, os municípios, as entidades gestoras de resíduos e os decisores políticos a nível nacional.”