Sociedade

MP pede 22 anos de prisão para suspeito que matou ex-jogador de futebol

20 jun 2016 00:00

Homem está acusado de um crime de homicídio qualificado, um crime de detenção de arma proibida e um crime de ofensas à integridade física simples.

mp-pede-22-anos-de-prisao-para-suspeito-que-matou-ex-jogador-de-futebol-4436

O Ministério Público (MP) de Leiria pediu hoje uma condenação “não inferior” a 22 anos de cadeia para o suspeito de homicídio do ex-jogador de futebol da União de Leiria, em Agosto de 2015. 

O procurador da República considerou que “não se provou que o propósito inicial do arguido quando foi ao café Mineira [São Romão, Leiria] fosse matar Raul João Oliveira”, mas afirmou que “não restam dúvidas que já levava consigo uma pistola”. 

“O arguido deve ser condenado a dois anos pelo crime de detenção de arma proibida, a um ano pelo crime de ofensa à integridade física simples - quando agrediu a testemunha que o tentou agarrar para não disparar mais tiros - e a 21 anos pelo homicídio qualificado, por motivo fútil. A pena não deve ser inferior a 22 anos.” 

O advogado de defesa Mapril Bernardes considerou que ficou provado que o seu cliente não tinha intenção de matar quando se dirigiu ao café Mineira. “Não é fácil defender alguém que interrompe a vida de outro cidadão. As pessoas perguntam: como é possível defender alguém que matou outro. O papel do advogado não é vir a tribunal reclamar a absolvição, mas procurar que a decisão do tribunal seja adequada.” 

No final, o arguido disse ao colectivo de juízes que se “tivesse planeado matar uma pessoa, jamais iria acompanhado de outras quatro”.  

Leia mais na edição da próxima quinta-feira.