Sociedade

Ministro da Defesa diz ser “prematuro” partilhar bases militares com aviões civis

24 abr 2018 00:00

Declarações de Azeredo Lopes proferidas, esta segunda-feira, na Base Aérea de Monte Real.

ministro-da-defesa-diz-ser-prematuro-partilhar-bases-militares-com-avioes-civis-8564

O ministro da Defesa considera ser “absolutamente prematuro” abrir outros processos sobre novas formas de partilha de bases militares com a aviação civil, considerando que o País tem actualmente o “grande projecto” do novo aeroporto internacional de Lisboa.

As declarações de Azeredo Lopes foram proferidas esta segunda-feira, em Monte Real, ao ser questionado sobre a eventual abertura ao tráfego civil da Base Aérea n.º 5.

Azeredo Lopes falava aos jornalistas na cerimónia de entrega da bandeira nacional à Força Nacional Destacada para o Policiamento Aéreo do Báltico, que decorreu nesta base.

Citado pela agência Lusa, o governante reconheceu que “há, e muito legitimamente, quem defenda essa solução [abertura da BA5 à aviação civil], mas não há nenhum processo que esteja a decorrer”, referindo que “o que foi dito sobre o assunto” é “amplamente suficiente” e não tem “que ser a favor nem ser contra” a possibilidade de Monte Real receber voos civis.

À pergunta se acha necessário lançar esta questão, o ministro da Defesa Nacional respondeu: “Eu, sinceramente, não vejo razões objectivas para o fazer”.

“A Força Aérea, como aliás está a demonstrar agora no processo sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa, sempre mostrou uma disponibilidade plena para colaboração com a sociedade civil ou com questões que a própria sociedade civil ou necessidades que convoquem o país possam obrigar a que haja uma reflexão sobre instalações, sobre cedência de instalações, sobre partilha de instalações”, declarou.

O ministro disse ainda respeitar “muito a opinião daqueles que aqui, em diferentes autarquias, defenderam esse tipo de solução”.

Na tomada de posse para um novo mandato, em 14 de Outubro, o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, voltou a defender a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil, sublinhando que estão reunidas as condições técnicas para que tal aconteça. Na defesa desta posição estão outros autarcas e entidades da região Centro.

Já em Janeiro, o grupo parlamentar do PSD apresentou uma recomendação para que o Governo adapte a base aérea de Monte Real para receber voos civis, visando o desenvolvimento económico da região Centro, proposta com a qual o PS concorda.

Por outro lado, a Câmara de Coimbra e outros autarcas defendem a instalação de um aeroporto internacional na cidade, projecto que estará já em curso.