Opinião

A minha cidade faz anos

17 mai 2018 00:00

Dia 22 de maio a minha cidade faz anos. Comemora 876 anos do seu primeiro foral e outros tantos se contarmos o seu o início lá para os tempos dos suevos e possivelmente muito antes.

Dia 22 de maio a minha cidade faz anos. Comemora 876 anos do seu primeiro foral e outros tantos se contarmos o seu o início lá para os tempos dos suevos e possivelmente muito antes.

A sua comemoração é independente do ser, mas a ritualização é uma possibilidade de reflexão do que se comemora e de comunhão com...

Apaixonada desde sempre pela cidade, por essa obra maior de construção coletiva, lembro a descoberta desse ser. Desde logo a minha rua, os que nela habitavam e que comigo a descobri(r)am.

Conhecíamos as árvores, onde em muitas fizemos as nossas cabanas, os silvados onde fazíamos os caminhos, que cobríamos com as caixas de papelão das bananas da Madeira e dos ananases dos Açores que o armazém do meu prédio albergava, a piscina do hotel que os moradores do prédio do mesmo dono podiam frequentar, o carro da lavadura do seminário que nos carregava para o extremo do seminário e as histórias ouvidas do senhor Manuel, que tinha estado na primeira guerra e se sentava debaixo do loureiro do qual trazíamos o louro para a nossa cozinha… as amoras e o doce de amora que os silvados em agosto brotavam…mais tarde, na minha infância, as ruas para a escola escolhidas pelos odores imanados das rosas Sta. Teresinha, o alecrim , o rosmaninho e chegados a escola os pavilhões junto ao rio Lis cujo percurso permitia que enviássemos mensagens aos amigos dos barcos feitos de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ