Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

“Més que incompetència”
8k4cb6t6utu7up1pjbtgkilf7lagfvlsla2v6bss.jpg

Opinião

17 Outubro 2017

“Més que incompetència”

No quente Outono que vivemos em Portugal, seguimos com algum distanciamento a confusa situação que decorre na Catalunha.

Aliás, à hora que escrevo este texto é incerto qual o desfecho da sessão do Parlamento da Catalunha – não sei portanto se houve algum tipo de proclamação de independência. Sei, no entanto, que são grandes as pressões – sociais, políticas e económicas – para que não haja qualquer proclamação. Mas será legítima a aspiração da Catalunha de se separar do Estado Espanhol?

A constituição de Espanha reconhece como nacionalidades históricas – ou seja, comunidades com identidade cultural e linguística própria – Catalunha, País Basco e Galiza. Parece, portanto, enquadrar-se no espírito da Paz de Vestefália de “estado-nação”, em que uma entidade cultural (nação) é coincidente com uma entidade política (estado).

Ou seja, a aspiração parece legítima, mas será que os catalães querem ser independentes? O referendo que foi convocado para o dia 1 de Outubro pretendida esclarecer essa dúvida. Era considerado uma boa ideia, quer para partidários da independência quer pelos defensores da unidade espanhola. Mas o referendo foi considerado ilegal e a sua realização em condições normais foi inviabilizada pelo governo espanhol.

 

LER MAIS

Faça para ler a totalidade do artigo ou registe-se e aceda à versão integral deste texto

Jornal de Leiria
RedacçãoJornal de Leiria redaccao@jornaldeleiria.pt






Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador