Sociedade

Memorial com 12 metros de altura gera polémica na Marinha Grande

8 mar 2018 00:00

Escultura custa 216 mil euros e pretende assinalar incêndio de 15 de Outubro

memorial-com-12-metros-de-altura-gera-polemica-na-marinha-grande-8256
Daniela Franco Sousa

A Marinha Grande vai ter um monumento de 12 metros de altura, o equivalente a um edifício de quatro andares, para assinalar o incêndio que a 15 de Outubro de 2017 destruiu a maior parte da Mata Nacional naquele concelho.

Mas a escultura, orçada em 216 mil euros, que deverá ser instalada numa rotunda próxima das Finanças, está a gerar duras críticas entre a população.

Fernando Crespo, o escultor natural de Vieira de Leiria que está a desenvolver o trabalho, adiantou à Lusa que o seu objectivo era que a peça fosse “avassaladora tal como avassaladora foi a desgraça”.

Pretendia que “a dimensão fosse tão perturbante para o espectador como a tragédia foi para a população”, afirmou o artista plástico. “Não conseguia ficar indiferente”, declarou, referindo que “propôs à Câmara o trabalho depois de a presidente do município [Cidália Ferreira] ter anunciado a vontade de fazer um memorial alusivo à tragédia”.

Mas a escultura tem suscitado duras críticas. “Não faz sentido construir um memorial para registar a nossa incompetência para cuidar da Mata e é um valor absurdo quando falta reconstruir e plantar”, critica Bruno Lemos, presidente da Associação Comercial e Industrial da Marinh

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ