Viver

Mariza e Matias Damásio são cabeças-de-cartaz do Leiria Festival

22 mar 2018 00:00

Estádio Dr. Magalhães Pessoa recebe 4.ª edição do evento, com foco na solidariedade e reabilitação de zonas ardidas.

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR

A 4.ª edição do Leiria Festival acontece entre os dias 18 e 20 de Maio, no fim-de-semana que antecede o feriado municipal de dia 22.

A apresentação do evento foi feita esta quinta-feira pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, num cartaz que volta a dar destaque aos artistas leirienses, como forma de projecção dos seus trabalhos.

O primeiro dia é dedicado à juventude e ao hip-hop, com actuações da banda leiriense Whales e os rappers Regula e Piruka.

No sábado, dia 19, sobe ao palco o conjunto leiriense Banda da Catraia, que antecede o grande destaque da noite: a fadista Mariza, "artista mais internacional da actualidade", que, pela primeira vez, marcará presença no estádio.

O último dia conta com a participação do músico de Leiria, Ricardo Tininha, e o angolano Matias Damásio, que encerra o festival, num espectáculo que se "espera bastante participado".

Ao contrário do ano anterior, o verde será a cor principal do cartaz, em homenagem ao Pinhal de Leiria, no âmbito da reflorestação das áreas destruídas nos incêndios, que atingiram a região em Outubro de 2017.

“O festival vai ter uma componente de responsabilidade social muito grande”, assumiu Gonçalo Lopes, face ao desafio de Leiria ter “um palco para grandes artistas e para grandes causas”.

O vereador da Cultura realçou ainda que o festival será um evento eco-responsável, com separação para reciclagem do lixo produzido.

A exploração dos bares no recinto será feita pelas associações de bombeiros voluntários, numa medida que pretende também apoiar as corporações na angariação de receitas.

Os bilhetes estarão à venda a partir das 18 horas desta quinta-feira no Teatro José Lúcio da Silva e amanhã em https://ticketline.sapo.pt/, com um custo de 10 euros em cada dia e 25 euros para os três dias. Na compra de um ingresso, 20% do seu valor reverte para a reflorestação das áreas destruídas nos incêndios.

O Leiria Festival está inserido na Feira de Maio que, este ano, conta com muitas novidades e um novo design. O programa ainda não está fechado e será revelado em breve, referiu Gonçalo Lopes.