Economia

Máquina de café de baixo custo apresenta-se à Marinha Grande

29 mar 2018 00:00

Empresa WeADD dá a conhecer Demo Exp Coffee aos empresários da região

maquina-de-cafe-de-baixo-custo-apresenta-se-a-marinha-grande-8425
Daniela Franco Sousa

Na passada segunda-feira a empresa WeADD, sediada na Open, apresentou a sua Demo Exp Coffee aos empresários da região. Trata-se de uma máquina de café expresso, de cápsulas, que se caracteriza, entre outras facetas, por ser pequena, de baixo custo e por poder receber uma cobertura exterior personalizável.

Ainda em fase de protótipo, mas já patenteada, a pequena Demo Exp Coffee foi pensada, de modo a poder ser colocada sobre qualquer secretária no local de emprego, exemplifica Agostinho Carvalho, partner da WeADD.

Uma vez que pretende ser uma máquina de café individual, de baixo custo, a Demo Exp Coffee poderá também ser uma opção no segmento gift. Foi de resto projectada para receber diferentes tipos coberturas personalizáveis, sejam elas de metais ou de tecidos, nota o partner da WeAAd.

Este projecto made in Marinha Grande, que já mereceu o interesse do Nestle System Technology Center, tem todas as condições para se tornar numa oportunidade para os fabricantes da Europa, entre os quais os portugueses, acredita Agostinho Carvalho.

Se o negócio das máquinas de café tem sido grandemente transferido para a Ásia - devido à complexidade e ao custo da mão-de-obra envolvida no processo de montagem - agora a WeADD desenvolveu uma máquina de café com uma técnica de assemblagem inovadora, que pode representar menos custos de fabrico e, dessa forma, ser mais atractiva para os fabricantes europeus.

“Trata-se da máquina mais pequena que existe, entre as que têm sistema de bomba e aquecedor de água incorporado”, explica o partner da WeADD. A máquina incorpora um novo grupo de extracção patenteado internacionalmente, frisa o engenheiro.

E os maiores obstáculos ao desenvolvimento deste género de negócio, nota o partner, estão mesmo na questão das patentes. “Todos os 'monstros' mundiais trabalham na área do café, que é a segunda bebida mais consumida, a seguir à água.

O café é hoje uma espécie de ouro negro, com muita concorrência, um campo já minado em termos de patentes”, expõe Agostinho Carvalho. O projecto da máquina, que inclui bi-material, foi desenvolvido com o apoio do Centimfe, realça o partner da WeADD.