Sociedade

Mais de um mês a brincar em “água imprópria para banhos”

9 ago 2018 00:00

Foz do Rio Liz, na Praia da Vieira, e ribeiro da Praia de São Pedro de Moel

mais-de-um-mes-a-brincar-em-agua-impropria-para-banhos-9068
Daniela Franco Sousa

“Se soubesse que a água não estava boa, tínhamos ido antes ao mar”. Esta foi a reacção de Cláudia Nobre, de Tomar, que esta segunda- feira brincava com três crianças no ribeiro de São Pedro de Moel, desconhecendo que aquela água é imprópria para banhos.

Também Regina Dias, de Santa Catarina da Serra, que aproveitava a manhã com o filho, junto ao ribeiro de São Pedro de Moel, ficou surpreendida com a notícia e reclamou avisos visíveis junto ao curso de água.

O alerta de que quer a foz do Rio Lis (Praia da Vieira) quer o ribeiro de São Pedro de Moel têm “água imprópria para banhos”, sem que nenhuma placa de aviso tivesse sido colocada no local, foi dado este sábado, dia 3, pelo MpM- Movimento pela Marinha Grande, através das redes sociais.

De acordo com o MpM, mediante os resultados das análises, a Unidade de Saúde Pública da Marinha Grande terá solicitado à Câmara Municipal que colocasse placards informativos junto aos cursos de água, alertando a população para o facto de se tratar de “água imprópria para banhos”. Terá feito esse pedido há mais de um mês, dia 2 de Julho, solicitação que reforçou dia 27 de Julho e ainda dia 1 de Agosto. Contudo, relata o MpM, “em 2 de Agosto respondeu o Gabinete da Presidência a dizer que não tinha feito os placards, porque os dois trabalhadores de carpintaria não estavam aotrabalho por motivo de doença”.

A Autarquia, por seu turno, admite ao JORNAL DE LEIRIA que “foi solicitado pela USP da Marinha Grande à Câmara Municipal - por email de 2 de Julho - a colocação de um alerta de 'água imprópria para banhos', destinado à população de banhistas e veraneantes”. Mas, nesse mesmo dia, explica a Câmara, “a ARH Centro - que detém o domínio público sobre o Rio Lis - vem esclarecer que 'os últimos resultados, da amostra colhida em 26/06/2018, apresentam valores abaixo da norma de qualidade estabelecida na legislação para as águas balneares costeiras' pelo que se considerou que não havia qualquer desconformidade a releva

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ