Sociedade

Madeira ardida no Pinhal do Rei e noutras matas vai render milhão e meio de euros

22 jan 2018 00:00

O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje, segunda-feira, 22, a Mata Nacional de Leiria.

madeira-ardida-no-pinhal-do-rei-e-noutras-matas-vai-render-milhao-e-meio-de-euros-8000

Avança o Jornal de Notícias que o Estado espera encaixar milhão e meio de euros com a venda de madeira ardida na Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria e Pinhal do Rei, e noutras matas nacionais, só numa hasta pública, já realizada. 

Os cortes já começaram nos lotes de pinheiro bravo colocados à venda pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

São 61 lotes cedidos em hasta pública, que correspondem a uma área de 1.700 hectares e quase meio milhão de árvores, revela o Jornal de Notícias.

O primeiro-ministro desloca-se hoje, segunda-feira, 22, ao Pinhal de Leiria, acompanhado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

António Costa é esperado pelas 15 horas em Vieira de Leiria, junto à Escola Secundária Loureiro Botas, para participar numa acção de plantação de sobreiros, 300, para já, com o propósito de criar uma faixa de protecção da zona urbanizada, por ser esta uma espécie mais resistente ao fogo.

Alguns minutos mais tarde, está prevista a entrega de um donativo de 100 mil euros da Fundação Aga Khan para a reflorestação do Pinhal do Rei, uma verba suficiente para a arborização de uma área equivalente a 150 campos de futebol.

Dali, António Costa segue em autocarro para observar a área ardida na Mata Nacional de Leiria durante o incêndio de 15 e 16 de Outubro. Está programada uma paragem para assistir a cortes preventivos de árvores em mau estado, por funcionários do ICNF, para evitar que caiam sobre a estrada e impedir que coloquem em risco pessoas e veículos.

A sessão instituicional começa às 16:15 horas no auditório da resinagem, na Marinha Grande, com a presença do presidente do ICNF, Rogério Rodrigues, e também do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Vai ser apresentada a estratégia de recuperação do Pinhal de Leiria e o plano de corte para o Pinhal de Leiria.

Está também anunciada a constituição da comissão científica para a implementação do programa de recuperação das matas litorais e a assinatura do protocolo de criação do observatório local do Pinhal do Rei.

O primeiro-ministro encerra a sessão, depois 16:40 horas.

(titulo e primeiro parágrafo actualizados às 14:18 horas de 23 de Janeiro)