Sociedade

Líder da distrital do PSD deixa candidatura de Coimbra a Capital da Cultura

14 jun 2018 00:00

Após as críticas por se ter associado ao projecto, Rui Rocha saiu do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027.

lider-da-distrital-do-psd-deixa-candidatura-de-coimbra-a-capital-da-cultura-8813

O presidente da distrital de Leiria do PSD voltou atrás na sua decisão de integrar a candidatura de Coimbra Capital Europeia da Cultura 2017 e abandonou o grupo de trabalho. Esta posição surge após as críticas de que foi alvo, incluindo de vários sociais-democratas do distrito, por ter aceite o convite.

“Para que não fiquem quaisquer dúvidas da minha honorabilidade e dos meus princípios, entendi comunicar a minha indisponibilidade para continuar a minha participação, repito de âmbito pessoal e profissional, no grupo de trabalho da candidatura de Coimbra”, anuncia Rui Rocha, em comunicado.

Nessa nota de imprensa, o líder da distrital agradece ainda ao “amigo Luís de Matos pelo seu amável e genuíno convite”, mas alega que a opção de sair do grupo de trabalho de Coimbra é “a única decisão capaz de terminar com o ruído que não aproveita ninguém”.

“Não será, assim, pelo cidadão Rui Rocha que Leiria deixará de ser Capital Europeia da Cultura em 2027, estando, humildemente, satisfeito por ter provocado nesta última semana mais divulgação sobre a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura do que o Município de Leiria nos últimos meses, pelo que espero que se possam aproveitar os contributos da discussão gerada na melhoria da sua candidatura”, acrescenta o social-democrata.

No comunicado, Rui Rocha reitera ainda as explicações que deu na última edição do JORNAL DE LEIRIA para ter aceite o convite, formulado pelo coordenador do grupo de trabalho, Luís de Mato, que “foi de âmbito pessoal e individual”.

“O desafio visava empregar as minhas competências e experiência, enquanto licenciado em economia, ex-autarca e consultor para os negócios e gestão”, alega, considerando “abusivas e de má fé” as referências à sua pessoa neste grupo de trabalho, “sendo sistematicamente identificado como Presidente do PSD do Distrito de Leiria”.

“Não era, nem poderia ser, nessa qualidade a minha participação num grupo de trabalho, não político, mas sim de licenciado em economia e gestor, como aliás consta na breve nota biográfica então disponibilizada”, pode ler-se no comunicado.