Sociedade

Lemos Proença vai ter estátua e dar nome à rotunda da Cruz de Areia

23 out 2019 00:00

Um grupo de amigos do antigo presidente da Câmara de Leiria vai custear o busto de uma das personalidades mais controversas da vida pública leiriense.

Foto: Ricardo Graça/Arquivo
Foto: Ricardo Graça/Arquivo
Foto: Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

O antigo presidente da Câmara de Leiria, Lemos Proença, falecido em Novembro de 2015, vai ser homenageado, com a atribuição do seu nome à rotunda da Cruz da Areia (junto à ex-prisão escola). No local, será também colocado um busto em bronze do ex-autarca, da autoria do escultor Alves André, o mesmo que fez a estátua de Rui Patrício, existente junto à zona desportiva da cidade.

“A Câmara recebeu e aceitou a proposta de um conjunto de cidadãos que manifestou vontade de homenagear o antigo presidente da Câmara, Lemos Proença, através da colocação de um busto na referida rotunda”, confirma o Município.

Será, aliás, esse grupo de pessoas, que, para já, preferem não serem indentificadas, que assumirá os custos associados à homenagem, a concretizar na rotunda da Cruz da Areia. Uma escolha que, segundo um elemento do grupo, se deve ao facto de a rotunda fazer parte de uma obra – a Avenida da Comunidade Europeia - “projectada e desbloqueada” por Lemos Proença. “Foi o grande mentor daquela obra. No seu tempo, libertaram-se os terrenos e concebeu- se o projec to”, refere.

Aquela fonte explica ainda que a iniciativa partiu de “amigos do engenheiro Lemos Proença, que se juntaram para lhe prestar homenagem e reconhecimento pelo que fez pelo concelho, nomeadamente, enquanto delegado da Federação de Municípios do Distrito de Leiria”.

“Foi o homem que electrificou o concelho, mas n&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ