Viver

Leiria há 100 anos recorda o regresso dos soldados da Grande Guerra

25 mai 2018 00:00

Com a organização da Câmara Municipal de Leiria e da Associação Folclórica da Região de Leiria, mais de mil figurantes vão dar vida à Leiria de outros tempos.

leiria-ha-100-anos-recorda-o-regresso-dos-soldados-da-grande-guerra-8723

 Trata-se de mais uma edição da recriação histórica “Leiria há 100 anos”, que se realiza nos dias 26 e 27, no coração da cidade, com entrada livre.

A viagem no tempo vai decorrer no Largo Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo de Goa, Damão e Diu, Mercado de Sant’Ana, Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, das 14:00 às 24:00 de sábado, e das 13:00 às 20:00 de domingo.

Nesta recriação, regressamos a 1918, mesmo a tempo de assistir ao regresso a Leiria dos nossos soldados que partiram para participar na I Grande Guerra.

Os 17 Ranchos Folclóricos do concelho, 10 grupos de teatro de animação e ainda uma dezena de colectividades ligadas à cultura dão vida a um programa que terá vários momentos teatralizados, como o policiamento daquela época, distribuição de cereal, o comércio daqueles tempos, artesanato ao vivo, animação deambulante permanente, baile popular de concertinas, quinta dos animais, entre outras atividades com imensos mercadores e artesãos, com destaque para o mercado na Praça Rodrigues Lobo, assim como as "tascas" e casa de pasto no Jardim Lusís de Camões e Largo 5 de Outubro.

Outro destaque deste evento é III Exposição Nacional de Olaria, que vai decorrer no Largo de Goa, Damão e Diu, junto à Fonte Luminosa, onde estará representada olaria de todo o país, mas em especial da freguesia da Bajouca.

A exposição tem organização da ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento.