Opinião

Leiria Centro Exportador 2019

8 fev 2019 00:00

Ou seja, o continente asiático tem conquistado quota de mercado aos norte-americanos, ao passo que a Europa mantém, ainda hoje, a mesma importância que tinha em 1948

Ao contrário do que o termo «globalização» possa sugerir, o comércio internacional de bens não é global, mas sim regional.

Cerca de 70% das exportações europeias de mercadorias são feitas entre países europeus. Metade das exportações da América do Norte realiza-se entre os próprios países da América do Norte, e o mesmo acontece no continente asiático.

Ou seja, 84% das exportações mundiais de mercadorias ocorrem num contexto de reduzida diversificação regional.

 

Exportações de Mercadorias (em % dólar)

Regiões

1948

2014

América do Norte

28,1

13,5

Ásia

14,0

32,0

Europa

35,1

36,8

América Central e do Sul

11,3

3,8

África

7,3

3,0

Médio Oriente

2,0

7,0

Fonte: International Trade Statistics, 2015 (OMC)

Além da sua concentração regional, o comércio internacional tem revelado uma outra característica geoeconómica. Desde o fim da Segunda Guerra, a América do Norte (EUA) e a Ásia (China) têm invertido a sua importância relativa no comércio mundial.

Ou seja, o continente asiático tem conquistado quota de mercado aos norte-americanos, ao passo que a Europa mantém, ainda hoje, a mesma importância que tinha em 1948 (ver tabela).

Portanto, é no âmbito dessa envolvente contextual que as empresas fazem os seus negócios internacionais. Num mundo regionalizado e com o epicentro cada vez mais deslocado para o lado asiático do planeta.

Para uma pequena economia como a portuguesa, a expansão dos negócios exige a entrada em mercados externos. Mas

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ