Sociedade

Leiria avança com plano de acção para se adaptar às mudanças do clima

7 jul 2017 00:00

Tornar o concelho “mais resiliente” às alterações climáticas é o objectivo do plano de acção que Leiria está a elaborar e que ficará concluído até Março de 2018.

leiria-avanca-com-plano-de-accao-para-se-adaptar-as-mudancas-do-clima-6762
Maria Anabela Silva

O primeiro diagnóstico está feito. Até ao final do século, as ondas de calor vão quadruplicar no concelho de Leiria, com a temperatura média anual a aumentar entre 1.ºC e 4.ºC.

O nível médio do mar poderá subir até 82 centímetros e haverá, no concelho, uma redução entre 9 a 29 dias com chuva por ano, estimando-se uma diminuição da precipitação média anual entre 7 a 33%.

Agora, é tempo de aprofundar o diagnóstico e, sobretudo, passar à acção, com a definição de medidas concretas, que tornem o concelho “mais resiliente” às mudanças do clima.

Esse é o principal objectivo do Plano Municipal de Adaptações às Alterações Climáticas (PMAAC), que deverá ficar concluído até Março do próximo ano. Leiria é, assim, a par de Ílhavo, o primeiro dos 26 concelhos que elaboraram estratégias municipais nesta área a avançar para a fase seguinte, com a definição de um programa de acção, que irá identificar medidas e áreas de intervenção prioritárias e hieraquizar as propostas.

“Não temos meios nem recursos para chegar a todo o lado. Pelo que, a prioridade serão os territórios com mais pessoas e mais riscos e onde o investimento público pode fazer diferença”, frisa Sérgio Barroso, director do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional Urbano, um dos organismos que está a apoiar o município na elaboração do plano.

Uma tarefa para a qual está, no entanto, convocada “toda a sociedade”, porque esta “é uma causa de todos”, afirmou Ricardo Santos, vereador do Ambiente, na sessão de lançamento do PMAAC, que teve lugar na terça-feira.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.