Sociedade

Leiria adere a projecto para vigiar lixo marinho com drones

24 ago 2018 00:00

Além das acções de limpeza levadas a cabo pelo Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

leiria-adere-a-projecto-para-vigiar-lixo-marinho-com-drones-9144

Leiria aderiu ao UAS4LITTER, projecto científico de combate à poluição marítima, que vai testar o uso de drones para detecção, busca e inspecção autónoma de lixo marinho em áreas costeiras.

A iniciativa é financiado Fundação para a Ciência e Tecnologia, que está a ser desenvolvido por investigadores dos centros de investigação do INESC Coimbra, UC-MARE e NOVA.ID_MARE, um dos quais pertencente à Divisão de Planeamento, Ordenamento e Estratégia Territorial do Município de Leiria. 

A quantidade de lixo no ambiente marinho está a crescer exponencialmente, sendo que mais de 80% é constituído por detritos plásticos. Estudos recentes estimam que mais de cinco milhões de toneladas poderão entrar no oceano e em áreas costeiras como detritos marinhos.

Segundo nota da autarquia, o projecto tem como principal objectivo o desenvolvimento de um sistema integrado de baixo custo (software e hardware) baseado em drones para o mapeamento de lixo marinho.

A área alvo de teste é a zona entre a praia Pedrogão e a Figueira da Foz, em três praias com níveis distintos de poluição marinha e pressões de urbanização.

Segundo os responsáveis pela investigação, que será desenvolvida entre Outubro deste ano e o mesmo mês de 2021, a acção irá fornecer uma abordagem integrada para o desenvolvimento de novas ferramentas e métodos para avaliar os níveis de contaminação marinha em zonas costeiras, com o objetivo de reduzir o tempo de procura, monitorização e recolha de lixo marinho.

As descobertas resultantes do projecto UAS4Litter serão traduzidas em orientações práticas para o mapeamento e monitorização de lixo marinho em zonas costeiras.