Opinião

A Lei n.º 50/2018 (uma regionalização sorrateira)

3 jan 2019 00:00

No entanto, a periculosidade maior dessa Lei não é o seu modelo financeiro, mas sim o seu erro conceptual.

Apesar de não haver uma hierarquia consensual sobre as funções do Estado, há funções que são consideradas mínimas, tais como a Saúde, a Educação, a Defesa Nacional e a Coesão Territorial.

A Lei n.º 50/2018 sobre a transferência de competências para as autarquias locais e as entidades intermunicipais já está em vigor. Em linhas gerais, esta lei-quadro contempla a transferência de competências para os municípios de um conjunto alargado de funções do Estado que vão desde a Educação até à gestão florestal.

E, em termos efectivos, como decorrerá esse processo alargado de descentralização do Estado? Até agora, ninguém sabe.

A Lei contempla um período transitório até 2021 e, do ponto de vista financeiro, é criado o Fundo de Financiamento da Descentralização (FFD).

No âmbito do Orçamento de Estado 2019, o Governo chegou a prever o FFD, mas acabou por ser chumbado na especialidade. Ou seja, para este ano (ano de eleições) não há FFD, e todo o diploma fica adiado para 2020.

No entanto, a periculosidade maior dessa Lei não é o seu modelo financeiro, mas sim o seu erro conceptual.

A Lei baseia-se no princípio da coesão territorial e na igualdade de oportunidades no acesso ao serviço público a partir da descentralização. Mas não se deve descentralizar bens públicos de carácter universal, como é o caso da Educação, num país com acentuadas assimetrias regionais.

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto (35 concelhos) concentram 45% da população residente no País e representam 6% do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ