Sociedade

Laboratório de Engenharia Automóvel disponível para investigação de topo

31 mar 2016 00:00

Combustível low cost ou testes controlados estão a ser estudados pela ESTG

laboratorio-de-engenharia-automovel-disponivel-para-investigacao-de-topo-3548

Reaproveitar a energia do escape para poupar combustível, avaliar os impactos que o combustível low cost tem nos motores, interpretar a comunicação na rede informática do motor ou construir um kart eléctrico são alguns dos projectos que estão a ser desenvolvidos no Laboratório de Engenharia Automóvel (LEA) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria.

Este laboratório foi recentemente requalificado e ampliado, permitindo dotar o espaço de melhores condições para a realização de investigação e da componente prática do curso. “Além de ser um espaço lectivo, o laboratório é também um local onde se desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento. Até ao ano passado conviviam no mesmo espaço a parte lectiva e a investigação, o que condicionava as duas vertentes”, explica João Fonseca Pereira, responsável pelo Laboratório de Engenharia Automóvel. A ampliação permitiu “ordenar todos os espaços, separando a investigação da actividade lectiva”.

Uma das investigações que está a ser desenvolvida é a projecção de um permutador de calor para recuperação de energia dos gases de escape para a empresa americana Borg- Warner, que tem uma fábrica em Vigo. “É com esta fábrica que somos os parceiros científicos, juntamente com o Centro Tecnológico e com a Universidade de Vigo.”, adianta Nuno Martinho, coordenador da licenciatura de Engenharia Automóvel.

O objectivo é “retirar o calor dos gases de escape e transformar essa energia, de modo a ser reaproveitada, ou directamente convertida, em energia mecânica”. “Esta energia pode ser colocada de novo no motor ou, por exemplo, servir para dar energia a um gerador eléctrico, que poderá carregar baterias ou alimentar todo o sistema eléctrico de um veículo”, explica Nuno Martinho.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo