Sociedade

Junta de Almoster abre caminho sem licença e abate azinheiras

20 fev 2017 00:00

Autarca de Alvaiázere justifica falta de autorização com “lapso”.

junta-de-almoster-abre-caminho-sem-licenca-e-abate-azinheiras-5931
Maria Anabela Silva

Um “choque”. Foi o que sentiu o geógrafo João Forte quando viu o resultado da intervenção feita pela Junta de Almoster, concelho de Alvaiázere, com a abertura de dois estradões  na  freguesia em terrenos abrangidos pela Rede Natura 2000.

Segundo confirmou o  JORNAL  DE  LEIRIA  junto  das entidades  competentes, a inter- venção foi feita sem autorização e implicou o corte de carvalhos e de azinheiras, esta última uma espécie protegida por lei.

O presidente da Junta confirma a falta de licenciamento, que justifica com “um lapso”, e assegura que não foram cortados exemplares de grande dimensão, mas “apenas  pequenos arbustos, os chamados carvalhitos”.

Paulo Silva alega ainda que a intervenção foi  feita na sequência de  “crescentes pedidos feitos pela população local” e pretendeu “facilitar o acesso às propriedades”.

Em causa estão dois estradões: um  com  cerca  de  500  metros, aberto no lugar de  Bouxinhas, e outro  com  uma  extensão entre 1500 a  2000 metros, feito no limite dos lugares de Vale da Cou- da e Vale da Mata, no sopé da serra de Ariques.

Neste último caso, na parte inicial “existia um caminho antigo, murado, sendo que um dos muros foi arrasado e desse lado tudo o que era arvoredo desapareceu, sejam azinheiras, carrascos e carvalhos”, conta João Forte.

De acordo com o geógrafo, que denunciou o caso à autorida- des, o estradão teve seguimento onde não existia caminho algum” e, nesse  trajecto, “tudo  foi arrasado”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.