Sociedade

Jovens voluntários recuperam ecopista e casas em Porto de Mós

25 jul 2019 00:00

Programa de voluntariado envolve associação Vertigem, de Porto de Mós, e uma organização francesa (L' Maison de l' Europe).

jovens-voluntarios-recuperam-ecopista-e-casas-em-porto-de-mos-10497

Um grupo de 14 jovens (dez franceses e quatro portugueses) estão, desde o passado dia 7, a participar num programa de voluntariado em Porto de Mós, com o desenvolvimento de actividades que incluem a limpeza e manutenção da ecopista e trabalhos de pintura e de recuperação de casas de famílias desfavorecidas no Juncal.

A iniciativa decorre de uma candidatura apresentada ao programa Erasmus +, envolvendo a associação Vertigem, sediada em Porto de Mós, e a Maison de l' Europe, uma organização da região francesa de Tours.

Rui Cordeiro, presidente da Vertigem, explica que o objectivo é proporcionar aos jovens actividades ligadas à educação e preservação ambiental, sem esquecer a componente social e a área cultural, com visitas a alguns pontos de interesse da região. “A solidariedade é uma parte importante do programa”, reforça Steffie Oger, coordenadora do projecto.

Clélia Jallet, de 20 anos, é uma das jovens que participa neste intercâmbio, destacando a componente ambiental como a área que mais lhe tem interessado. “Gosto de ver como funciona a quinta [Quita do Cuco, gerida pela Vertigem, onde é promovido o contacto com a natureza] e de ajudar no tratamento dos animais”, revela a jovem, que está pela primeira vez em Portugal.

Por seu lado, Gabriela Gomes fala da possibilidade de “treinar” línguas estrangeiras e do “convívio” e das relações de amizade que se estabelecem.