Opinião

IPLeiria: é mesmo defendido por todos os partidos da região?

21 fev 2019 00:00

Mas assumirão todas as forças políticas esta importância na Assembleia da República? Está claro que não quanto ao PS.

Todas as forças políticas concordarão com a afirmação de que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) é uma referência do distrito e um agente fundamental para o desenvolvimento económico de toda a região.

Mas assumirão todas as forças políticas esta importância na Assembleia da República? Está claro que não quanto ao PS.

O IPL atravessa hoje graves problemas de tesouraria, devido ao incumprimento do acordo de legislatura celebrado pelo Governo e pelas Instituições de Ensino Superior, colocando em causa o normal funcionamento da sua atividade principal, o ensino de excelência.

O acordo assinado entre o Governo e as Instituições de Ensino Superior em 2016 garantia que o Governo não iria proceder a cortes ou cativações de verbas e que compensaria as instituições por alterações legislativas que existissem.

Contudo, em dezembro passado, o IPL emitiu um despacho no qual suspendeu aquisições e cabimento de despesas por indisponibilidade de tesouraria, resultante do não reforço orçamental pelo Governo de aproximadamente 630 mil euros para fazer face a alterações legislativas.

Além desta situação colocar em causa o normal funcionamento do IPL, também compromete a execução de projetos de investigação e desenvolvimento, algo que tem sido uma peça fundamental da estratégia e atividade do IPL.

Se esta postura do Governo em relação ao IPL é lamentável, é igualmente a do PS que a propósito destas dificuldades procurou “chutar” as responsabilidades para o próprio IPL, evocando a sua menor capacidade de arrecada&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ