Sociedade

IPLeiria aumenta vagas sem retirar estudantes ao interior do País

20 jul 2018 00:00

Licenciaturas abriram lugar para 1915 novos alunos.

ipleiria-aumenta-vagas-sem-retirar-estudantes-ao-interior-do-pais-8946

O Instituto Politécnico de Leiria disponibiliza 1915 vagas para este ano lectivo, distribuídas pelas licenciaturas das cinco escolas, registando- se um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, cujo número limite de alunos foi de 1864, segundo dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A tutela anunciou este ano uma redução de 5% do número de lugares nos cursos das instituições de ensino superior de Lisboa e Porto, permitindo às universidades e politécnicos do interior captarem mais alunos, numa tentativa de combater a desumanização destes territórios. No entanto, quase 53% das vagas passaram para outras instituições do litoral, com destaque para as do Minho, Aveiro e Coimbra.

O presidente do IPLeiria garante que teve o cuidado de não retirar vagas ao interior. “Assumimos o compromisso no Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de não aumentar as vagas para tentar que a redução dos lugares em Lisboa e Porto tivessem maior impacto nas zonas do interior, excepção apenas para as TICE [Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica e cursos que não existem nessas regiões”, salienta Rui Pedrosa.

E reforça: “foi uma atitude de solidariedade e do que é melhor para o País”. Segundo este responsável, o aumento de 15 vagas reflectiu-se, sobretudo, nas área da Engenharia e Gestão Industrial, Biomecânica e Biologia Marinha.

“É um aumento de cursos que não estão no interior e incluiu-se a área das TICE. Algumas vagas foram distribuídas para reforçar outros cursos. Aumentámos as vagas em Engenharia Mecânica, num sinal claro para este território e para as empresas desta área na região. Este é um sinal de reforço nas engenharias que são mais procuradas pelas empresas, por serem a área onde têm mais necessidade”, exemplifica o presidente do IPLeiria.

O IPLeiria aumentou as vagas nos cursos de Desporto e Bem-Estar (Escola Superior de Ciências Sociais), Engenharia e Gestão Industrial, Marketing, Contabilidade e Fiscalidade e Gestão (pós-laboral) (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), Gestão de Eventos, Biologia Marinha e Biotecnologia e Animação Turística (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar). “Com a distribuição que fizemos crescemos com ponderação, pensando na sustentabilidade de hoje e futura, conscientes do problema demográfico, que se vai sentindo cada vez mais. Tivemos um crescimento ligeiro, mas estratégico”, remata Rui Pedrosa.