Economia

Indústria de moldes acredita que Volkswagen vai ultrapassar “situação menos positiva”

8 out 2015 00:00

A Associação Nacional da Indústria de Moldes (Cefamol) disse hoje acreditar que a Volkswagen, um dos grandes clientes da indústria portuguesa de moldes, vai conseguir ultrapassar a atual “situação menos positiva” relacionada com o escândalo das emissões.

industria-de-moldes-acredita-que-volkswagen-vai-ultrapassar-situacao-menos-positiva-2222

“Estamos em crer que, sendo a Volkswagen uma das maiores empresas em termos mundiais, detentora de um elevado reconhecimento, solidez e notoriedade, conseguirá certamente ultrapassar esta situação menos positiva”, afirmou o secretário-geral da Cefamol, Manuel Oliveira, à agência Lusa, rejeitando, neste momento, “tirar quaisquer ilações em como este caso poderá ou não afectar” o sector dos moldes.

Sem dados do número de empresas fornecedoras do gigante automóvel, “uma vez que a grande maioria produz para fornecedores de primeira ou segunda linha da empresa alemã”, Manuel Oliveira adiantou, contudo, que a Volkswagen “é, directa ou indirectamente, um dos grandes clientes da indústria portuguesa de moldes com muitos anos de experiência de colaboração com as empresas nacionais”.

O secretário-geral da Cefamol, sediada na Marinha Grande, no distrito de Leiria, referiu que a “maior preocupação” da associação prende-se com a eventualidade de a evolução desta situação poder originar “a paragem de alguns projectos de expansão da Volkswagen já anunciados ou origine limitações no lançamento de novos modelos no seio do grupo”.

“A verificar-se esta situação, e se tal levar à suspensão no lançamento de novos modelos, poderá limitar a geração de novas encomendas na indústria de moldes”, reconheceu Manuel Oliveira, confiante, no entanto, de que “tal como em situações adversas” no passado, as empresas de moldes “têm capacidades, dinâmica e competências para identificar novas oportunidades que possam colmatar eventuais limitações”.

Para o responsável, nesta fase “há que aguardar o evoluir da situação e perceber se efectivamente tal poderá influenciar e de que forma” o sector dos moldes, pelo que “é prematuro fazer cenários sobre este tema”.

A indústria de moldes em Portugal contabiliza cerca de 450 empresas, a maioria na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis. A principal indústria cliente do sector é a automóvel, representando mais de 70% da produção.

Na terça-feira, o novo presidente do grupo Volkswagen, Matthias Müller, prometeu aos trabalhadores “um esclarecimento célere” sobre o escândalo da manipulação dos motores a gasóleo em 11 milhões de veículos das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, e assegurou que tudo será feito para assegurar a manutenção dos postos de trabalho.

Matthias Müller anunciou na ocasião que a empresa vai rever todos os investimentos previstos e "cancelará ou adiará os que não sejam estritamente necessários".

O grupo Volkswagen detém em Portugal a fábrica da Autoeuropa onde são produzidos os modelos Volkswagen Eos, Scirocco e Sharan e Seat Alhambra e anunciou em Março de 2014 um investimento de 670 milhões de euros e a criação de mais de 500 postos de trabalho para o período entre 2014 e 2019.

Fonte: Agência Lusa/Jornal de Leiria