Opinião

Indiferenciados

2 ago 2017 00:00

O facto de não me rever na maioria dos caminhos que ditam a "normalidade" (ou a "vigência") faz-me percepcionar parte do que me circunda como um "outsider".

Na verdade nada fiz para me sentir deslocado. Aliás, é com alguma frequência que experimento "beber de outras fontes", na tentativa de sentir a pulsação de outras realidades com a mesma intensidade com que vivo a minha.

Às vezes nem me saio mal. Noutras percebo claramente não estar à altura de as perceber. E noutras ainda, simplesmente, recuso-me a insistir. Quando desde criança não consegues ingerir tomate e pepino, nada há a fazer, por muito que tenhas tentado ao longo da vida (prometo-me que doravante me poupo a esse masoquismo).

Por outro lado, também não me revejo naquelas pessoas que estão sempre a vincar "o quão diferentes são dos outros". Sobretudo quando o fazem com laivos de arrogância e superioridade, camuflando, desse modo, provavelmente, verdadeiros complexos de inferioridade.

Muitos deles pertencem a pequenos nichos e seriam mais bem-sucedidos perante quem os rodeia se aplicassem aquele lema simples do "respeita se queres ser respeitado".

Claro que isto é uma máxima que se aplica, sobretudo, em questões de opção estética, orientação sexual, credo religioso, estilo de vida... Esse mesmo respeito é totalmente subtraído quando estão em causa questões de desrespeito humano ou animal - obviamente.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

*Presidente da Fade In