Sociedade

Historiadora de Alvaiázere recebe 1,5 milhões para estudar sementes

9 set 2017 00:00

Dulce Freire premiada com bolsa do Conselho Europeu de Investigação

historiadora-de-alvaiazere-recebe-15-milhoes-para-estudar-sementes-7118
Maria Anabela Silva

Foi em Alvaiázere, onde viveu até aos 10 anos e onde regressa com frequência, que Dulce Freire teve os primeiros contactos com o mundo rural. Agora, esse mundo é ponto de partida para o estudo que a historiadora vai desenvolver sobre a introdução, circulação e cultivo de sementes na Península Ibérica (1750-1950).

A investigação será financiada pelo Conselho Europeu de Investigação, que lhe atribuiu a prestigiada bolsa Starting-Grant, no valor de 1,5 milhões de euros. O objectivo do projecto é perceber “como é que as sementes trazidas do(s) novo(s) mundo(s) se disseminaram” por Portugal e Espanha e “avaliar os impactos que tiveram nas agriculturas e culinárias regionais”.

A investigação incluirá também a elaboração, “pela primeira vez”, de uma cartografia histórica digital das sementes cultivadas na Península Ibérica, através de um modelo que poderá depois ser replicado em outros países da Europa e do mundo, construindo uma cartografia “global”. Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Dulce Freire vai liderar uma equipa-multidisciplinar, constituída por cinco investigadores de pós-doutoramento e dois estudantes de doutoramento, juntando a história, com a biologia, agronomia e a geografia.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, a investigadora explica que o projecto articula duas componentes. Por um lado, a pesquisa em arquivos históricos, “europeus e não só”, onde se incluem herbários, livros de botânica, memórias e correspondência. Por outro, trabalho de campo, que incluirá cerca de 150 entrevistas.

Numa primeira fase, será feito um levantamento das variedades de sementes agrícolas cultivadas em Portugal e Espanha a partir de meados do século XVIII, bem como a identificação de “inovações introduzidas”, avaliando se, com isso, “houve um aumento ou a redução dos rendimentos agrícolas nas diferentes regiõe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ