Sociedade

Hemorragia cerebral causou morte a aluno de Leiria

23 fev 2017 00:00

Renato Cardoso, 15 anos, morreu ontem de manhã em Espanha

hemorragia-cerebral-causou-morte-a-aluno-de-leiria-5979

Uma hemorragia cerebral terá causado a morte de Renato Cardoso, 15 anos, ontem de manhã na estância de esqui Sierra de Béjar-La Covatilla, em Salamanca, Espanha.

A autópsia foi realizada hoje de manhã em Salamanca, revela Pedro Biscaia, director da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), onde o jovem era aluno, “e aponta a hemorragia cerebral como causa da morte”.

O responsável adianta que isto mesmo foi transmitido pelo cônsul português em Salamanca aos professores da escola que ficaram em Espanha, com os quais se tem mantido em estreito contacto.

Renato Cardoso integrava um grupo de cerca de 40 alunos que participavam no Snow Trip, uma actividade organizada há vários anos pela ESALV, acompanhados de quatro professores de educação física. Os alunos e dois professores regressaram ontem a Leiria, onde chegaram às 23:45 horas, denotando grande consternação.

Esta manhã, às 10:20 horas, toda a comunidade da escola da Gândara cumpriu um minuto de silêncio em homenagem ao jovem, numa iniciativa da Associação de Estudantes.

A notícia da morte do rapaz foi avançada ontem pelo Correio da Manhã, que citou o presidente da Câmara de Béjar, Alejo Riñones, e pelo jornal local Salamanca24. Este revelava que o jovem sentiu "fortes dores de cabeça" quando estava nas pistas (numa zona para esquiadores iniciados) e que foi assistido na clínica da estância de esqui.

"Rapidamente se deram conta que era algo grave, porque sofreu várias paragens cardio-respiratórias pouco depois", indicou o presidente da Câmara de Béjar citado pelo Salamanca24.