Sociedade

Há uma escola a nascer na Guiné pela mão de uma ONGD de Leiria

14 out 2018 00:00

Edifício irá servir 21 aldeias e destina-se a alunos dos 5.º e 6.º anos, a maioria agora sem possibilidades de prosseguir estudos.

ha-uma-escola-a-nascer-na-guine-pela-mao-de-uma-ongd-de-leiria-9355
Maria Anabela Silva

O homem sonha, a obra nasce. Assim está a acontecer com a construção de uma escola, na zona de Candamã, no interior da Guiné Bissau, pela iniciativa da Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Resgatar Sorrisos, de Leiria.

A escola, que deverá ficar concluída durante o ano de 2019, servirá 21 núcleos populacionais, permitindo que as crianças dessas aldeias façam os 5.º e 6.º anos de escolaridade.

“A escola mais próxima fica a cerca de 40 quilómetros e, antes disso, há nove quilómetros a separar Candamã e a estrada de acesso a essa outra localidade. As famílias não têm transporte nem dinheiro para isso”, conta Luís Branquinho Crespo, presidente da Direcção da Resgatar Sorrisos, sublinhando que na Guiné “a taxa de alfabetização é de apenas 53%”.

A edificação da escola, que terá duas salas de aula, um gabinete para professor, biblioteca e cozinha, está a ser feita num terreno cedido pela população e começou em Março deste ano, quando um grupo de dez pessoas, dirigentes e amigos da Resgatar Sorrisos, se deslocou à Guiné, para levar utensílios e iniciar a construção.

A obra prossegue agora com uma equipa de quatro trabalhadores locais, pagos pela associação, esperando-se que a escola fique concluída em 2019. Para tal, está a ser preparado o envio de um contentor com material (janelas, cobertura, mobiliário e equipamento), onde irão também painéis solares, para a produção de energia que servirá não só para a escola, mas também para “o abastecimento de água, pondo a funcionar um furo já existente”, explica Branquinh

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ